sexta-feira, 15 de agosto de 2008

meninas de ouro

Assistir a selecao feminina de futebol do Brasil ganhar da Noruega nesta sexta-feira, nas olimpiadas de Beijing, me fez voltar no tempo... voltar 13 anos.
Em 1995 eu fui aos Estados Unidos da America morar com uma familia americana, o famoso intercambio cultural. Uma experiencia incrivel que eu jamais esquecerei... como tambem jamais esquecerei o dia em que me convidaram para o time de futebol feminino da escola.
Lembro direitinho quando a estudante americana, alta e loira - como a maioria delas - entrou na minha classe perguntando pela brasileira. Eu era a unica brasileira estudando na Godby High School da cidade de Tallahasseee, capital do estado da Florida. Ela se aproximou e me pediu que eu participasse do time de futebol da escola, apesar de eu ter explicado que nunca havia jogado futebol na minha vida, ela insistiu dizendo que eu era brasileira e isso ja bastava.
Como eu gosto de experimentar o novo... la fui eu treinar futebol.
Eu nao tinha chuteira, entao vesti um tenis velho, uma camiseta e um shorts de cotton. O treinador me fez correr muito no primeiro dia, quase morri correndo. Depois me fez chutar no gol, varias vezes, e passar a bola, varias vezes. Toda vez que eu tocava na bola as americanas ficavam me olhando, me analisando, me observando. Que vergonha que eu estava. Cada erro que eu fazia eu justificava dizendo que nunca havia jogado antes... mas nao adiantava... elas me olhavam como se eu fosse o Pele vestido de mulher.
Eu treinei todos os dias da primeira semana, mas tambem somente por uma semana. O treinador me fazia correr tanto... eu nao estava acostumada com aquele treinamento. Lembro que um dia eu mal consegui sair da cama, minhas pernas estavam doendo tanto que eu achei que eu nunca mais voltaria a caminhar. Foi entao que eu desisti. No meu ultimo dia de treinamento chamei o treinador para "uma conversa": eu estava abandonando o treinamento e que infelizmente eu nao tinha como continuar no time. Ate mesmo o treinador tentou me convencer a ficar, simplesmente porque eu era brasileira. Eu expliquei que no Brasil as mulheres nao jogavam futebol como os homens, que eu nunca havia jogado antes. O mais engracado foi quando o treinador me disse que, mesmo eu nao sabendo jogar, eu nasci assistindo futebol na TV, entao eu sabia como fazer bem :-)

A Seleção Brasileira de futebol feminino é a seleção dominante na América do Sul. No's temos a melhor jogadora do mundo, Marta, como a camisa 10.
Apesar de ter pouquíssimo (e, muitas vezes, nenhum) apoio de dirigentes, torcida e imprensa, nossa selecao feminina sempre está em boas colocações no Ranking da FIFA. Porém, não tem nenhum título expressivo de nível mundial.
Suas maiores conquistas até o momento são as medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Pan-americanos de 2003 realizados em Santo Domingo, capital da República Dominicana, e nos Jogos Pan-americanos de 2007 realizados no Rio de Janeiro, a medalha de prata obtida nos Jogos Olímpicos de 2004 realizados em Atenas, e o vice-campeonato na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007.
Nos Jogos Pan-americanos de 2007, conseguimos o bicampeonato da competição com uma campanha perfeita e exemplar: vencemos todos os jogos; tivemos o melhor ataque do campeonato, com 33 gols; a defesa menos vazada, com nenhum gol sofrido e, de quebra, tivemos a artilheira e melhor jogadora do campeonato, Marta, com 12 gols.
O Brasil era uma das seleções favoritas ao título da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2007 e nessa competição chegou pela primeira vez à grande final e obteve o 2º lugar, sua melhor colocação nessa competição até hoje.
Apesar da conquista de títulos notáveis, o Brasil não realiza um campeonato profissional de futebol feminino desde 2001, o que obriga suas melhores jogadoras a irem buscar equipes para jogar no exterior. São Paulo, Vasco e Portuguesa, clubes que serviram como base para a escalação da Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos de 2000, extinguiram seus departamentos femininos. Os poucos clubes que mantêm times femininos vivem no amadorismo.
Nada disso me surpreende num pais machista como o Brasil.
Na premiação da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007, as jogadoras brasileiras carregavam um cartaz com os dizeres "Brasil, precisamos de apoio", pedindo ajuda para incentivar o futebol feminino no país.
A situação da maioria das jogadoras é muito difícil. Algumas sequer recebem salário em seus clubes, apenas uma ajuda de custo que não chega a um salário mínimo.
E' preciso que nossas escolas comecem a incentivar mais o futebol feminino. Precisamos mostrar para as gurias que jogar futebol nao e' um esporte somente masculino.
Nestas olimpiadas nossas brasileiras estao mostrando seu valor. Bateram a Noruega nesta sexta-feira e vao para a semifinais, ou seja, na disputa pela medalha. Quem sabe esse nao sera o primeiro ouro num mundial olimpico na historia brasileira de futebol? E talvez o primeiro ouro nestas olimpiadas de Beijing...
Quem sabe assim os brasileiros deem mais valor ao futebol feminino.
Boa sorte meninas! Pra mim voces ja valem ouro!!!


Foto: globoesporte.com

Nenhum comentário: