sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Roberto Carlos? Zico? Brasilia? Isto é o Brasil dos Turcos

Um país dividido entre Europa e Ásia. Assim é a Turquia onde eu estive de férias. Um país onde a grande maioria é de religião muçulmana; um dos países mais exóticos da Europa (ou pelo menos na pequena parte dela).
A maior cidade, Istambul, é cortada pelo trecho de Bósforo, trecho este que tive a oportunidade de cruzar pisando em terras asiáticas e européias no mesmo dia.
Não há quem não fique encantado com a Turquia. Suas mesquitas dão um ar de magia e as rezas durante o dia fazem qualquer um sentir na pele o poder da religião no país.
O povo turco leva a fama há anos de negociador e eu não só comprovei como me diverti nas inúmeras negociações por produtos turcos. O Grand Bazaar, um dos maiores bazares do mundo, é repleto de tapetes, porcelanas, jóias e pedras semipreciosas como a pedra turquesa, a mais famosa entre elas.
Mas não basta ir a Istambul para conhecer a beleza da Turquia. Eu e mais cinco brasileiros percorremos 12 horas de ônibus com destino à Éfeso, cidade onde existia um dos maiores teatros do mundo, com capacidade para 25.000 espectadores de uma população total estimada em cerca de 400.000-500.000 habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império persa.
Seguimos viagem para a parte litorânea onde buscávamos o mar de azul turquesa. Fomos a Bodrum onde fizemos um passeio de barco de um dia e onde tivemos o privilegio de banhos em águas mais que transparentes. Dali partimos para Pamukkale, local considerado patrimônio mundial pela UNESCO, onde encontramos piscinas naturais de formação calcária. Com certeza um dos lugares mais bonitos que visitamos.
O destino final foi na cidade litorânea de Marmaris, onde conhecemos as praias de Çmeler e Fethiye. Com certeza a Turquia entrou na minha lista como um dos melhores destinos para visitar. Recomendadíssimo.

em Pamukkale


Um comentário:

Ariane Feijo disse...

lindo, lindo, lindo!
que delicia ser uma cidada do mundo! :)
beijos...