sábado, 5 de dezembro de 2009

Siga seu coração

Às vezes passamos anos querendo algo e nunca conquistamos. Seja por falta de determinação, oportunidades, garra ou até coragem. Coragem sim, porque a maioria que realiza seus sonhos precisa arriscar e para não ter medo de arriscar é preciso coragem. Por isso que tem muita gente que quando é bem velhinho começa assumir riscos, como se não tivesse mais nada a perder já que a vida está quase no fim.
De todos os conselhos que eu já escutei, o mais importante foi de uma amiga que trabalhou comigo em Londres, uma polonesa 5 anos mais velha que eu. Foi no dia em que eu completava 27 anos. Ao saber da minha idade minha amiga suspirou e disse: “Ah meus 27 anos.... se eu pudesse voltar no tempo”. Então resolvi perguntá-la: “Se realmente pudesse voltar, o que você faria de diferente?” Engraçado que eu pergunto isso a muitas pessoas mais velhas que eu, adoro ouvir conselhos de mais velhos, saber o que eles teriam feito na vida que poderia ter mudado seu destino para melhor. Pra mim é uma forma de aprender com os erros dos outros para tentar não cometê-los na minha vida. Foi então que ela me deu um conselho que até hoje eu procuro seguir, e para mim o mais importante de todos; ela me disse: “Se eu pudesse voltar no tempo eu tomaria mais decisões com meu coração” e concluiu dizendo que as melhores decisões que ela fez na vida foram aquelas em que ela seguiu seu coração.
Tomar decisões baseadas no sentimento são difíceis, principalmente para os mais racionais. A razão pode muitas vezes atrapalhar a emoção e vice versa na hora de tomarmos uma decisão. Quando a razão prevalece, as decisões são medidas de acordo com suas conseqüências futuras: como será, o que vai acontecer depois da decisão feita, o que irá ocasionar amanhã. Diferente de quando o sentimento prevalece, fazendo com que o futuro seja quase desconsiderado; o que vale é o sentimento hoje, o querer ser feliz agora.
Fico pensando naquelas pessoas que não tiveram muito tempo de vida, e qual o conselho que elas nos dariam hoje. Se tivéssemos a certeza de que a juventude, talvez a melhor fase das nossas vidas, não acabasse nunca e que viveríamos por muitos anos, provavelmente eu consideria a razão em primeiro lugar antes de tomar minhas decisões. Mas como infelizmente não temos a certeza de que estaremos vivos amanhã, por que não realizar seus desejos agora?
É claro que quando digo “realizar desejos hoje” não é largar tudo e viver sem pensar no amanhã. O que eu tento passar aqui é que muitas decisões que não são feitas levando em consideração nosso coração, podem nos trazer segurança, estabilidade e conforto, mas na sua grande maioria não nos traz a necessidade maior: a de ser feliz. Não há bem material ou dinheiro algum que nos traga a verdadeira felicidade. Boas condições financeiras podem sim nos proporcionar situações prazerosas, mas jamais as mais felizes, pois são nas pequenas coisas que a felicidade se encontra: num gesto, num carinho, numa atenção, no estar ao lado da pessoa amada e não interessa onde ou como.
Que ruim seria saber que você tomou uma decisão melhor para seu futuro profissional, mas talvez passe anos deixando de fazer o que ama de verdade. Que ruim é chegar no final da vida e se arrepender de não ter conhecido mais o mundo, de ter viajado mais simplesmente pelo medo do desconhecido. Que triste deve ser não ter acreditado no seu coração e na constante busca pela razão, ter passado a vida ao lado de alguém que lhe parecia ser a melhor esposa ou marido, mas que você nunca amou de verdade.
É preciso deixar de lado preconceitos, medos, preocupações com opiniões alheias, inseguranças e dúvidas para buscar a felicidade hoje. Postergar seu desejo pode ser tarde demais. Se a felicidade é medida através do que sentimos, ou seja, do nosso coração, até quando você vai esperar para tomar a decisão de ser feliz?

Nenhum comentário: