terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bagagem de vida

Quando meus pais me perguntaram se eu queria morar no exterior por um ano, aprender uma nova lingua e viver com uma familia estrangeira, eu nao pensei duas vezes ao responder. Eu tinha 13 anos. Aos 15 eu embarquei para os Estados Unidos com duas malas, muita vontade de aprender e uma coragem que ate hoje eu nao sei de onde tirei.
Existem certas experiencias na vida que nunca substituirao a experiencia de morar no exterior. Estar disposto a mudar de ambiente e ingressar numa nova cultura e aprender uma nova lingua requer coragem. O recomeco em local desconhecido, sem a familia e sem amigos e’ doloroso e cansativo. A procura por emprego e moradia nao e’ tarefa facil. E’ preciso motivacao diaria e muita forca de vontade para encarar todos os desafios inusitados no novo mundo (ou velho mundo, dependendo onde voce escolher, hehe).
Morar no exterior e’ muito mais do que apenas viajar, conhecer um novo lugar. Por que turista qualquer um pode ser. Mas ser turista permamente nao e’ pra qualquer um. Tomar a decisao de morar no exterior e’ abdicar da zona de conforto e recomecar uma nova vida; e todo recomeco e’ dificil, ainda mais quando o fazemos em ambiente desconhecido.
Hoje eu olho pra tras, para os 3 anos morando em diferentes locais e sinto meus ombros pesados – e’ da mochila que carrego nas costas, cheia de experiencias. Carrego comigo uma bagagem com uma enorme rede de amizades internacionais, vivencia em culturas diversas e uma troca de conhecimentos que eu jamais teria se nao tivesse morado fora do Brasil.
Somente quem vive ou viveu no exterior e’ que entende a importancia que esta experiencia traz para nosso crescimento pessoal e o seu valor hoje e futuramente.

Nenhum comentário: