sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Londres e' feita de extremos

Esses dias li um artigo interessante sobre Londres. O autor dizia que Londres e' feita de extremos, que ao mesmo tempo que tem tudo, tambe'm nao tem nada.
E pensando bem, acho que ele tem razao.
Um exemplo disso e' a identidade da cidade, que parece nao existir mais. O quero dizer e' que e' dificil achar ingles que nasceu em Londres e que vive aqui. Londres e' feita de pessoas do mundo inteiro. Portanto, nao tem uma identidade unica e sim varias reunidas numa cidade so'.
Pode-se dizer que Londres tambe'm e' uma cidade um pouco depressiva no inverno. Um inverno com neve e que surpreendeu ate' mesmo os mais experientes meterologistas. Ao mesmo tempo Londres e' pura alegria no verao e faz um calor quase ou mais quente que no Rio de Janeiro.
No metro e' a mesma sensacao de extremos. Sei que estou rodeada de pessoas pore'm sinto-me sozinha. Parece que falta vida no olhar de muitos ao meu redor. Sera' que o frio e' tao grande que ao abrir um sorriso corre-se o risco de rachar os labios? Ou sera' a frieza de espirito suficiente para fazer com que alguem pareca morto? Eu procuro um sorriso no meio daquela multidao correndo atras do tempo, saindo e entrando nos vagoes como ratos nos tubos do esgoto, subindo as escadas rolantes como se fossem realmente tirar o "pai da forca". Multidao vazia essa.
Ou ame, ou odeie. Eu escutei muitos depoimentos de pessoas que cansaram de Londres, me disseram que nao gostam daqui mas vivem aqui. Quando voltam para ser pai's de origem se dao conta que amam a cidade londrina. E retornam sem pensar duas vezes. Vai entender esta gente maluca.
Eu brinco que ate' a torneira da pia do banheiro e' feita de extremos. Na agua que sai de um lado queimamos a mao, na do outro lado a congelamos! (talvez somente quem viveu em Londres saiba do que me refiro...)
Londres e' cheia e vazia ao mesmo tempo. E' feia e bonita. E' quente e fria. Tem graca mas e' sem graca. E' velha e nova.
Ao mesmo tempo que e' muito bom estar em Londres, e' pessimo tambem. A saudade e' o lado pessimo de viver aqui. Mas sentir saudade tambe'm e' muito bom. E' saber que la' do outro extremo do oceano tem muita gente sentindo saudade da gente tambem. :-)

3 comentários:

Rejane disse...

É isso ae Carol, Londres é essa desgraça mesmo, falamos mal dela mas sentimos saudades e acabamos voltando.

Talvez a coisa mais irritante de Londres é a "pia ao extremo"! Deve ser importada de Portugal, hahaha!

QUASE todo mundo aí está de passagem...

bEiJão
DiDa

Anônimo disse...

Querida prima,
Amei vc escrever esta "crônica". Tá tão vibrante, sincera e emocionante!
Pena que as pessoas aí não tenham descoberto a maior alegria da vida: "Sorrir"... tenho certeza que qdo descobrirem não vão querer parar mais... mesmo com o risco de rachar os lábios!
Que Deus te abençoe nesta terra!!!!
Te adoro!
beijos,
Pati

Anônimo disse...

Oi Ine;

Londres pra mim, ficou só no "se"..., mas mesmo não tendo ido à esta cidade, ela me dá calafrios... só de lembrar a saudades que senti do meu namor... Ainda bem que os sorrisos por aí estão escassos... Bom motivo pra ele ter retornado aos meus braços, não achas??? hehehe,

Te Adoro!!!

Aqueça londres com sua Alegria de Viver!
à Propósito "Quem são estas pessoas?"